vida religiosa
rede verzeri

Teresa Verzeri: Uma Santa para o mundo!

   Teresa Verzeri viveu de 1801-1852. Nasceu em Bérgamo, Itália, no dia 31 de julho. Fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, dia 8 de fevereiro de 1831, juntamente com Mons. Giuseppe Benaglio (1767-1836), seu diretor espiritual, vigário geral da diocese de Bergamo e reitor do seminário; homem santo e sábio.
Dotada de uma rica personalidade,Teresa foi atraída, de modo particular, por Deus que escolheu amar de todo coração, buscando na fé, uma total e confiante adesão à sua vontade que dizia ser o seu “primeiro amor”.
No caminho que propõe às suas seguidoras destaca a centralidade do Coração de Jesus: “As Filhas do Sagrado Coração de Jesus buscam viver a caridade a partir da própria fonte do amor, isto é, do Coração de Jesus Cristo (...)”
Teresa Verzeri foi proclamada SANTA por João Paulo II, no dia 10 de junho de 2001.

fscj

Herdeiras da caridade do Coração de Jesus

   A vida Religiosa consagrada, profundamente vivida à luz dos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, adquirem uma típica e permanente visibilidade no meio do mundo. Ao longo dos séculos, nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamamento do Pai e à moção do Espírito, escolheram este caminho de especial seguimento de Cristo, para se dedicarem a Ele de coração (cf. 1 Cor 7,34). Também eles deixaram tudo, como os Apóstolos, para estar com Cristo e colocar-se, como Ele, ao serviço de Deus e das pessoas de modo especial os mais empobrecidos.
O traço fundamental do carisma das FSCJ é a vivência da caridade do Coração de Jesus, que se expressa na sua relação de escuta e obediência ao Pai, na vivência do amor compassivo para com todas as pessoas. E, especialmente, para com os mais necessitados.
A espiritualidade das FSCJ nasceu ao lado aberto da cruz da qual jorrou sangue e água, os símbolos do espírito e da plenitude da encarnação. As Filhas do Sagrado Coração de Jesus, inseridas em meios populares, são uma presença solidária. Vivem em pequenas comunidades e assumem um estilo de vida semelhante ao do povo.

vocacional
filhas do sagrado
memorial verzeri
jose benaglio

José Benaglio

   Nasceu no dia 22 de novembro de 1767, em Bérgamo, na Itália. Sua ordenação sacerdotal, em setembro de 1790, foi um acontecimento marcante para ele, pois assinalou mais uma etapa do seu crescimento espiritual e humano convicto de que o padre é um instrumento a serviço da caridade, o bem da Igreja e a construção do Reino de Deus. Foi mestre em Teologia, reitor do Seminário, Teólogo da CatedraL,Vigário Geral de sua Diocese. Monsenhor José Benaglio foi uma pessoa profundamente conhecedora da realidade em que vivia. Sacerdote zeloso preocupou-se particularmente com a formação dos futuros sacerdotes e da Juventude. Os jovens eram a pupila de seus olhos.O lema de sua vida era "O justo vive de fé" e por este lema pautou sua vida.

comunidades

Comunidades de Inserção

   As Filhas do Sagrado Coração de Jesus, inseridas nos meios populares, são uma presença solidária, vivem em pequenas comunidades, assumem um estilo de vida semelhante ao do povo. Em contato com ele aprendem a cultura local, somam conquistas e experiências, partilham ideias e ideais, curtem esperanças e decepções, comungam sofrimentos e alegrias.
Estão presentes no mundo: na Itália, Romênia, Albânia, Índia, Costa do Marfin, Camarões, Congo, RCA, Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil.